sábado, 3 de setembro de 2011

E o tal de juízo?!



Desde pequena sempre ouvi minha mãe dizer: "Você tem que tomar juízo menina!" E me perguntava o que era o tal de juízo, foi ai que decidi ir ao dicionário procurar o significado.

Significado de Juízo
s.m. Ato de julgar. 
Faculdade intelectual de julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação: fazer bom juízo de alguém.
Sensatez, bom senso, tino, siso.

Tá tomar juízo seria ter bom senso das coisas? É ser sensato? ok.... Mas o que é ser sensato pra vocês?
Eu no meu peculiar jeito de ver as coisas e situação acho que juízo não tem a ver com saber o que fazer da vida, ou então fazer o que a sociedade acha como certo ou errado. Acredito que juízo vai muito além disso.
Ter juízo é fazer o seu certo, seguir o teu coração, as vezes até um pouco de loucura cabe dentro do juízo.
Pensando aqui com o tico e o teco acho que ter objetivos e lutar por eles é uma forma de ser sensato. Saber lidar com as pessoas e as respeitar é uma forma de se ter juízo. Fazer o que tiver vontade sem prejudicar alguém também é.
Acho que uma garota com seus 22 anos, que traçou metas e está lutando por elas. Que respeita as pessoas a sua volta, que sonha, que acredita, que ama. É uma pessoa que tem juízo. Sair as vezes, querer dormir por um dia inteiro, se apaixonar e lutar por esse amor, estar rodeada de pessoas independente de credo, raça, classe social , sexo e etc é ter tino.
Então não vêm me dizer pra eu ter juízo ou que preciso toma-lo. Você tem o seu juízo e eu tenho o meu. O único que pode julgar e falar se estamos certos ou errados em traçar a nossa vida da maneira que traçamos é ELE, ponto final.

Nenhum comentário: